Friday 8 June 2007

ONU declara permanência dos GNR em Timor até Agosto


Atul Khare, o chefe da missão internacional da ONU em Timor-Leste, afirmou que a rotação de forças militares só vai acontecer depois da formação do novo Governo em Timor

Numa conferência de imprensa, Khare explicou que uma mudança agora nos contingentes militares do país iria criar «confusão» para o novo executivo, visto que será necessário que «as pessoas conheçam perfeitamente o plano para interiorizá-lo».

«Se houver mudança de qualquer elemento da Polícia Nacional, da Polícia das Nações Unidas ou das FPU [unidades autónomas de polícia integradas na UNMIT] durante o processo, teremos novas pessoas que terão de aprender o plano todo depois de chegarem e isso criará confusão», reforçou o chefe da missão internacional.

Os resultados das legislativas em Timor devem ser anunciados entre 10 e 15 de Julho. A ONU prevê que cerda de duas semanas depois o governo timorense já esteja formado.

«O mais tardar no início de Agosto» é a data adiantada Atul Khare para que possam existir alterações na disposição militar do país.

A declaração vem na sequência da insatisfação dos militares da GNR em Timor pelos constantes adiamentos da rotação do contingente. A data inicial prevista para que pudessem ser substituídos era 27 de Maio, já adiada por duas vezes.

No comments: