Saturday 16 June 2007

Qualificação: Capes seleciona professores para programa no Timor-Leste


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) encerrou a primeira etapa da seleção de professores para o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Dos 506 inscritos, foram pré-selecionados 70 candidatos. A seleção final será feita após entrevista que ocorre na próxima semana.

As regiões Sul e Sudeste têm o maior número de candidatos pré-selecionados. São 67 do Rio Grande do Sul, 64 de São Paulo e 47 do Rio de Janeiro, informa a responsável pelo programa, Maria Luiza Pereira de Carvalho. E a região Norte foi a que teve o menor número. "Os estados do Amapá e Rondônia tiveram um candidato pré-selecionado cada", diz Maria Luiza.

O processo de seleção será encerrado no final de junho. Serão escolhidos até 37 docentes brasileiros para atuar em quatro projetos: capacitação de professores de educação pré-secundária e secundária, promoção da qualidade no ensino de ciência, ensino da língua portuguesa instrumental e implantação da pós-graduação na Universidade Nacional do Timor-Leste. Em todos os projetos, os brasileiros vão colaborar com a formação, em língua portuguesa, dos professores que trabalham nas escolas timorenses.

Os selecionados iniciarão as atividades na primeira quinzena de julho. Eles receberão bolsas mensais no valor de US$ 1,1 mil, passagem aérea, auxílio-instalaçã o no valor correspondente a uma mensalidade e seguro-saúde. O coordenador local terá bolsa no valor de US$ 2 mil. As bolsas serão concedidas por até 12 meses. Informações adicionais na página eletrônica da Capes.

No comments: