Friday 1 June 2007

Indonésia/Austrália: Governador de Jacarta considera encerrado incidente diplomático

Jacarta, 01 Jun (Lusa) - O governador de Jacarta, Sutiyoso, aceitou hoje o pedido de desculpas apresentado pelas autoridades australianas, pondo termo ao conflito diplomático que originou a interrupção da sua visita à Austrália esta semana.

O responsável pelo governo de Jacarta pediu também calma às dezenas pessoas que nos últimos dias se têm manifestado frente à embaixada australiana na Indonésia.

O pedido de desculpas foi apresentado a Sutiyoso pelo embaixador australiano, Bill Farmer, referiu a agência noticiosa indonésia Antara.

O diplomata australiano entregou uma carta formal com o pedido de desculpas em nome de Morris Iemma, governador do estado de Nova Gales do Sul.

“Isto foi mais do que esperava, e uma vez que nos pediram desculpa não devemos reagir com exageros. Não posso proibir a manifestação [frente à embaixada], apenas poso pedir às pessoas que a façam ordeiramente, sem magoar ninguém”, acentuou o governador de Jacarta.

O incidente ocorreu quarta-feira quando a polícia australiana irrompeu no quarto de um hotel onde se encontrava o governador de Jacarta, Sutiyoso, depois de uma ordem nesse sentido do tribunal que investiga a morte de cinco jornalistas em Balibó, em Outubro de 1975.

Sutiyoso, potencial candidato às presidenciais indonésias de 2009, recusou-se a deslocar ao tribunal e o incidente foi amplamente divulgado na Indonésia, após o que centenas de pessoas se juntaram defronte da embaixada da Austrália em Jacarta, onde gritaram palavras de ordem anti-australianas.

Para mostrar a sua boa-vontade e desejp de melhorar as relações bilaterais, altos responsáveis da Nova Gales do Sul vão deslocar-se este mês a Jacarta para participar no aniversário das celebrações da fundação da capital indonésia.

No comments: