Saturday 9 June 2007

Timor-Leste: negociações para substituição de contingente da GNR já decorrem


Portugal, Timor-Leste e as Nações Unidas estão a negociar a substituição do contingente da Guarda Nacional Republicana naquele país, depois de alguns militares se terem manifestado insatisfeitos com o adiamento do seu regresso.

Segundo uma fonte oficial militares do Regimento de Infantaria, os efectivos do Subagrupamento Bravo da GNR em Timor-Leste estão a manifestar "uma insatisfação generalizada" aos seus superiores perante o adiamento da rotação do contingente, que estava prevista para meados de Julho.

Contactado pela Lusa, uma fonte do Ministério da Administração Interna indicou que no dia 23 de Maio o ministro recebeu Atul Khare, representante da ONU para Timor, que manifestou "profundo interesse em que a presença da GNR" naquele país continue.

"Foi também a ONU que pediu uma moratória, de duração limitada, na substituição do contingente da GNR por outro" da mesma força, que "garanta o cumprimento da missão", refere o ministério na resposta enviada à Lusa.

O Regimento de Infantaria, a unidade de origem do Subagrupamento Bravo com que a GNR participa na missão integrada das Nações Unidas (UNMIT) foi informado ontem de que a ONU não autoriza qualquer rotação das suas forças no país, durante o mês de Julho.

Segundo o Ministério da Administração Interna, "tendo em conta que está a decorrer a negociação para fixar a data concreta em que a rotação se fará, não é oportuno prestar esclarecimentos adicionais".

A GNR tem actualmente em Timor-Leste 220 militares e a rotação prevista para 14 de Julho devia abranger 131 elementos.

"Isso afecta apenas a unidade portuguesa porque mais nenhuma das forças da UNMIT tinha rotação de contingente", acrescentou a fonte do Regimento de Infantaria.

"O descontentamento tem a ver com a extensão de uma missão que tem sido muito exigente e com a necessidade de cancelar todas as marcações de férias feitas com as famílias em Portugal", adiantou a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.

No comments: