Tuesday 5 June 2007

Timor-Leste procura substituta para ConocoPhillips


A Autoridade Designada do Mar de Timor (ADMT) para a área conjunta de desenvolvimento petrolífero procura um operador para substituir a ConocoPhillips e manter o bloco Elang-Kakatua-Kakatua-Norte (EKKN) em produção, segundo um anúncio publicado no seu sítio na Internet.

A ConocoPhillips comunicou à ADMT a intenção de interromper a produção no Elang-Kakatua, um campo antigo e em curva descendente de produção, a partir de 27 de Junho. A Autoridade concedeu ao operador norte-americano um prazo até 27 de Julho para preparar o campo para a continuação da exploração no futuro por outras companhias.

A ADMT foi criada pela Austrália e Timor-Leste para gerir a exploração na área do Tratado do Mar de Timor, conhecida como Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto (ADPC), situada no Mar de Timor entre os dois países, que inclui os campos de Elang-Kakatua e o grande campo do Bayu-Undan, também operado pela ConocoPhillips.

A ADMT autorizou a interrupção temporária da exploração em todos os poços do EKKN enquanto recebe, até 01 de Junho, propostas de companhias interessadas em analisar o potencial de desenvolvimento e recuperação do primeiro campo a entrar em exploração da JPDA.

A descoberta de petróleo em Elang-1 aconteceu em Fevereiro de 1994 e o tamanho do campo foi confirmado em Dezembro desse ano pela perfuração do poço Kakatua-1, numa estrutura separada mas relacionada. Kakatua Norte-1 foi descoberto em Janeiro de 1997.

A produção começou em Julho de 1998. Inicialmente, o objectivo de produção de 32.500 barris/dia foi conseguido, «antes de a produção começar um declínio natural», explica a nota da ADMT.

No início do ano 2000, uma nova perfuração em Elang-1 e uma renovação de Elang-2 permitiram uma produção combinada de cerca de 20 mil barris/dia.

Os quatro poços activos do EKKN produzem actualmente cerca de dois mil barris/dia de petróleo.

De Julho de 1998 a Fevereiro de 2007, o campo produziu um total acumulado de 31 milhões de barris de petróleo, de uma reserva inicial de 33 milhões de barris, o que representa quase 96% de recuperação das reservas estimadas do Elang-Kakatua.

Para o ano de 2007, a ADMT prevê para o EKKN uma produção de 767 mil barris de petróleo e de gás natural, e em 2008 antecipa uma produção de 620 mil barris.

A ConocoPhillips é o operador do campo (57,36%), em parceria com a Santos Ltd. (21,43%) e a Inpex Holdings Inc. (21,21%).

A Lusa procurou sem resultado, nos últimos dois dias, obter um comentário do director executivo da TDSA, José Lobato.

2 comments:

Anonymous said...

Caro JRS

Não leve a mal mas creio que se enganou no cabeçalho do blog.
Tem "ser servir..." e dá-me a impresão de que o ser está amais e você não reparou.

Se sou eu que estou enganado perdoe-me.

Cumprimentso

jrodrigues sarmento said...

caro amigo:

A Correcção está feita. Obrigado pelo seu aviso.

Bam Hajam

JRS