Friday 1 June 2007

Jovens timorenses realizam conferência em Lisboa


O processo de construção de Timor-Leste ao longo dos cinco anos de independência vai ser analisado sábado, em Lisboa, numa conferência realizada pelo Fórum Juventude e Estudantes Timorenses (FORUMJET).


De acordo com a organização, a conferência visa celebrar o quinto aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, que se assinalou no passado dia 20, tendo como "pano de fundo" a eleição de Ramos Horta para presidente da República e as eleições legislativas, marcadas para 30 de Junho.

A iniciativa pretende igualmente analisar a sustentabilidade do estado timorense após a recente crise político-militar que, segundo a FORUMJET, "quase" levou ao "desmembramento de alguns sectores do Estado".

A conferência "Construção do estado timorense" realiza-se na Universidade Nova de Lisboa e contará com a presença do deputado timorense Abílio Araújo e dos professores Barbedo de Magalhães e Almeida Serra, que há longos anos acompanham as questões timorenses.

"Timor-Opções inadiáveis", "Os desafios da construção do estado" e "Aspectos da construção económica do estado timorense" são os temas em debate.

Criada no final de 2006, o FORUMJET é composto por cerca de 50 jovens e estudantes timorenses em Portugal.

Preservar e divulgar a cultura de Timor-Leste em Portugal, apoiar a inserção dos jovens timorenses e organizar actividades que reforçam a unidade da juventude no seio da comunidade são os principais objectivos da FORUMJET.

2 comments:

Anonymous said...

Ola, chamo-me Lura, sou uma estudante itliana em Lisboa. Estou a fazer uma psquisa sobre o tema de Timor-Leste. Goshtaria saber quando va ser a conferencia em Lisboa. Tamben, goshtaria conheser as opinois da comunidade de timor em lisboa sobre o tema da paz. Tenho um questionario para quem quizer responder. Se estiver interesado en ajudar-me com o meu trabalo, escriven-me a: laurapasquero@hotmail.com
Muito brigada! Laura

Anonymous said...

hey nusa la tau fotos jogo final queluz de baixo vs laurema ?