Saturday 2 June 2007

“ Do Povo, com o Povo e para o povo” é da Fretilin ou é da UDT?

Pergunta de :
José Manuel de Sousa Brito


UDT- “ Do Povo, com o Povo e para o povo”









FRETILIN: “ Do Povo, com o Povo e para o povo”



Os partidos politicos estão em plena campanha eleitoral.
Posters colados em vários pontos estratégicos, artigos nos jornais, noticias na TV...o ambiente está em maré de eleições.
Lêm-se jornais com artigos tendenciosos, e que apenas favorecem a FRETILIN ou o CNRT. Os outros partidos não existem tanto na impressa local como na internacional.

E nestas campanhas, o que mais me chamou a atenção foram os comunicados de imprensa da FRETILIN emitidos pela equipa de imprensa do partido e publicados em vários sítios.
Se não fosse o emblema do partido, eu quase que jurava estar a ler um comunicado da UDT desde o lema ao conteudo do comunicado.
Falemos apenas do lema “ Do Povo, com o Povo e para o povo” ou seja “ Hussi povo, ho povo e ba povo’, esse é e sempre foi o lemas e palavra de ordem da UDT (União Democrática Timorense). É algo que não entendo! Com isso a FRETILIN finalmente reconhece que UDT é que é o partido mais realista e que está certo em termos do seu ideário ? Porque este lema nada tem a ver com o Marxismo Lenismo da Fretilin que tem acima de tudo e especialmente do POVO, o ESTADO. Basta recordar os discursos do Presidente da Fretilin e candidato presidencial Francisco Lu OLo Guterres, e em que por tudo e por nada era ele recorria a palavra "ESTADO" ....
Ver a FRETILIN usar este lema que muito marcou e caracterizou a UDT, dá que pensar. Sendo um partido grande porquê falhar por por uma prática de autêntico plágiarismo. Será que a UDT vai reclamar? Já viram o que é sair á rua, olhar para os posters, ler os comunicados de imprensa e ver que a FRETILIN desesperada está a fazer tudo para conseguir os votos até mesmo da UDT um partido, que sempre se manteve leal aos seus princípios. Neste momento o partido está na mó de baixo, mas a verdade é que é um partido leal com os seus principios próprios, sempre actuou com coerência e nunca mudou conforme o vento de mometo .


Eu sempre conheci este Lema com a UDT. Portanto a FRETILIN devia retirar imediatamente porque isso é uma vergonha, é plágio!!!


José Manuel de Sousa Brito

7 comments:

Anonymous said...

Nao e de admirar Fretilin deve andar mesmo desesperada e como nunca tiveram criatividade optam pelo caminho mais facil e pratico que o plagiarismo alias nao e a primeira vez que o fazm. Em 1974/1975 quando a Uniao Democratica Timorense defendia uma Independencia a longo prazo (1 anos de preparacao com Portugal ) A Fretilin nas campanhas no interior enganava o ze povinho dizendo que a UDT queria a continuao do colonialismo e em tetum diziam"UDT ham malai nia ten" Pois meus caros viram como eles se viraram quando Timr se tornou independente o primeiro ministro da Fretilin ia a Portugal como quem ia a cas de banh. Uma vergonha espero que eles aprendam que a politica do partido unico e a desgraca do povo Timorense e que tenham coragem de assumir responsabilidades pelos crimes que cometeram em Aileu Same e por esse Timor por nao aceitarem o direito de pensar e secolher doutros timorenses. Eles com os assassinatos de Timorenses doutros partidos tambem contribuiram para a falta de recursos humanos.

E pena pois reconheco que houve bons Timorenses e verdadiros patriotas dentro da Fretilin como Nicolau Lobato e mais outros mas a actual seita na cupula....?

Mate bian

Anonymous said...

O lema é da UDT. Os fretilinos só não têm falta de criatividade quando se trata de matar. é só ir a Aileu e visitar as quatro valas comuns onde estão os mortos da UDT e da APODETI atirados vivos para a cova e muitas vítimas de tanta tortura e sofrimento.
A UDT tem de reclamar porque o lema sempre foi da UDT. É esse o lema que está na sede da UDT no Palapaço.
O teixeira que já andou a namorar a UDT em Sidney não tem cabeça para mais, coitado!
Também me lembro que nós da udt é que eramos "UDT han malai nia ten". mas agora é a fretilin que "han malai nia té e malai mak han fretilin nia ten".
Uluk sira mos tolok se mak mestiso se mak malai oan se mak cristaun maibe agora dadaun sira kaer sasan hotu nebe UDT defende iha tinan 1974 liu ba.
Hau hanesan mos ema ida nebe fretilin oho hau nia pai ho tio sira besik Same, hau dehan tan dala ida katak UDT mak tenke usa Husi povo ho povo ba povo. Hau la comprende oin sa Fretilin bele sai laran fo´er hanesan nee.Fretilin sira moi la iha duni!

Anonymous said...

LU-OLO ba PREZIDENTE:
PREZIDENTE HUSI POVU BA POVU TOMAK! PRESIDENTE DO POVO PARA O POVO!

Já se esqueceram que foi este o slogan da candidaura de Lu-Olo?

Unknown said...

mas a vida da fretilin começa com a candidatura do lu olo?
antes do lu olo já a UDT usava este lema. eh melhor o anonimo ir ao palapasso ou conversar com os velhos da UDT.

Anonymous said...

Fretilin, ao lakoi fiar, imi hassai UDT nia slogan né.
Sira maka "bá han malai nia ten", Karek tamba Teixeira uluck UDT ne maka ma hussu nia amam ba empresta slogan né.

Anonymous said...

Pois e os meninos da fretilin sao uns macacos imitadores. Primeiro copiaram os meninos do MRPP, Depois a Frelimo e agora a UDT. Estao mesmo na roda de baixo e ainda vao virar a bando de frustados

Bin Laden

Anonymous said...

udt maka han malai nia ten, maibe oras ne'e fretilin siras sobak fali malae nia teen.