Friday 22 June 2007

China oferece 3.000 toneladas de arroz para apoiar Timor-Leste

A China ofereceu quinta-feira ao Governo timorense três mil toneladas de arroz, destinadas a minorar os problemas de alimentação que afectam os grupos mais vulneráveis e carenciados de Timor-Leste, indicou fonte governamental em Díli.

A oferta foi entregue pelo embaixador da China em Díli, Su Jian, ao primeiro-ministro de Timor-Leste, Estanislau da Silva, numa cerimónia que decorreu no porto de Díli e em que o chefe do executivo local destacou a importância do apoio chinês ao desenvolvimento económico do país.

"Após 1999, a ajuda desinteressada da China tem contribuído para o reforço da autodeterminação, agora no plano do desenvolvimento económico e do apoio a melhores condições de vida", afirmou Estanislau da Silva.

"A nossa relação irá desenvolver-se de forma estável, qualquer que seja o resultado das próximas eleições (marcadas para 30 deste mês)", sublinhou o chefe do Executivo timorense.

Como exemplo, Estanislau da Silva sublinhou a cooperação técnico-científica existente entre os dois países na procura do aumento da produtividade agrária e dos rendimentos dos agricultores timorenses.

"Está preparado um grande projecto de desenvolvimento de arroz híbrido, adaptado às condições do nosso país, que terá a ajuda de cientistas e de outros técnicos chineses", disse o primeiro-ministro, antigo titular da pasta da Agricultura.

"A variedade de arroz a adaptar às condições de Timor-Leste poderá multiplicar por três a produtividade da cultura do arroz, depois de os agricultores aprenderem a usar a nova variedade", acrescentou.

Segundo Estanislau da Silva, com este novo método, os agricultores timorenses, que produzem actualmente cerca de 2,2 toneladas de arroz por hectare, podem conseguir obter seis toneladas "ou mesmo mais".

1 comment:

Anonymous said...

Em Timor fome??? não será bem assim, mais uma operacao de charme do executivo para obter mais alguns votitos, mas muito sinceramente eu entendo que o Zé povinho ou melhor dizendo o Maubere já não é parvo, vão a todas e quando chegar a altura de votar, só ele e o MAromack é que sabem onde votam. São mais esclarecidos do que os lideres por vezes pensam ao minimiza-los.
Eu só daqueles que acho que o timorense ou maubere, é extremamente politizado e manhoso quando quer. Levam-nos a todos.