Tuesday 5 June 2007

Chefe da missão da ONU prevê coligações pós-eleitorais

O chefe da missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) afirmou hoje que deverá ser necessária uma coligação pós-eleitoral após o sufrágio de 30 de Junho no país, dada a improbabilidade de uma maioria clara de um partido.

"Para mim é claro que, com 14 partidos políticos na disputa [das eleições parlamentares], as possibilidades de formar um governo de coligação têm de ser examinadas muito cautelosamente", afirmou hoje Atul Khare, numa conferência de imprensa em Nova Iorque, citado pela agência de informação das Nações Unidas.

"Parece praticamente descartado que qualquer partido político tenha uma maioria clara", adiantou o mesmo responsável, que salientou ainda a necessidade de fortalecer os sectores da Justiça, Governo e Segurança, tendo em conta o papel futuro do exército e da polícia.

"Acreditamos que o novo governo, os novos líderes, estejam numa posição de fazer face a estes desafios, com o apoio das Nações Unidas, tal como têm sido nos últimos anos", disse Atul Khare.

Para o responsável da UNMIT, o acordo recentemente assinado entre as diferentes forças políticas, em que se comprometem a aceitar os resultados e a seguir um código de conduta na campanha, vai facilitar o processo eleitoral.

O acordo, disse Khare, "é um bom augúrio para o desenvolvimento de uma democracia liberal e genuinamente multipartidária em Timor-Leste".

O responsável afirmou que as eleições parlamentares deverão correr de forma pacífica, tal como as presidenciais, das quais fez um balanço positivo.

As duas voltas da eleição presidencial, afirmou, "correram muito melhor do que qualquer um de nós poderia ter esperado".

4 comments:

Anonymous said...

Meu caro operador deste blog,
Assim não vale!
Fiz um comentário nesta peça e não foi publicado...
Em outras aconteceu o mesmo!
The intervenção foi o melhor blog que encontrei em cima da política dxe Timor-Leste...
Porque teria sido?
Já o amordaçaram?
Já o ameaçaram?
Bem é que nunca se sabe...
E quando assim é... elabora-se o blog com um nome suposto.
Isto quando as pessoas não aceitam a política (embora digam que assim é) democraticamente.
O anonimato não é cobardia de forma alguma...
Mas uma arma de defesa.
Já grandes escritores, jornalistas tiveram que usar pseudónimos para se livrarem de agressões fisicas. Que se saiba muita coisa e sejam divulgadas na praça pública.
José de Alguidares de Baixo (pseudónimo)

Anonymous said...

Mas o Atul Khare agora é comentador político? E quando é que regressa ao seu posto de trabalho? É que o homem anda completamente a leste do que se está a passar no terreno e em vez de estar em Díli anda a laurear a pevide e a gabar-se por uns tantos terem assinado uns papeluchos. Será que já anda à procura de promoção?

Anonymous said...

"Para mim é claro que, com 14 partidos políticos na disputa [das eleições parlamentares], as possibilidades de formar um governo de coligação têm de ser examinadas muito cautelosamente", afirmou hoje Atul Khare.

Mas a quem compete analisar os resultados das eleições e a possibilidade de formar qualquer governo NÃO é da competência do Sr. Atul Khare pois que “O Primeiro-Ministro é indigitado pelo partido mais votado ou pela aliança de partidos com maioria parlamentar e nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos políticos representados no Parlamento Nacional (alínea 1 do Artº 106º da Constituição da RDTL).

Será bom que o Sr. Atul Khare se dedique à direcção da UNMIT e que deixe de interferir onde nem sequer tem de meter o bedelho.

Anonymous said...

O Sr. Atul anda a meter a foice em seara alheia!
É um "bocas" especialíssimo.
Não é peco a falar e quem o ouvir até dá impressão que é o "proprietário" e senhor do futuro de Timor-Leste.
Bem não nos vamos adiantar mais, mas teremos que dizer que é um senhor que gosta de dar nas vista! Um vaidoso!
Enfim é o que há nas Nações Unidas.
José de Alguidares de Cima