Tuesday, 15 January 2008

Xanana recorda o mal que Suharto fez ao povo timorense


O general Suharto, que se encontra na iminência de morrer, vai ser recordado pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, como um homem que causou muitos males aos timorenses. Ainda assim, o homem que conduziu a resistência contra o ocupante indonésio não deixa de salientar alguns aspectos positivos de Suharto.




Para Xanana Gusmão, o general Suharto "foi um homem que teve o seu lado bom e mau. Teve os seus lados fracos, sobretudo por não respeitar os direitos humanos, governar em ditadura e promover a corrupção, mas foi também o promotor do desenvolvimento de um grande país, o que - tratando-se do quinto país mais populoso do mundo - não foi fácil".

Suharto, prossegue Xanana, “ficará também na história pelo mal que fez ao povo de Timor e ao Indonésio, mas a sua atitude não poderá deixar de ser contextualizada na época em que governou. Teve algum brilho, mas também grandes desaires, como os direitos humanos e a democracia."

O Primeiro-Ministro timorense aproveitou para recordar que recebeu felicitações do ex-Presidente da Indonésia quando venceu as eleições presidenciais, em 2002

1 comment:

Anonymous said...

[url=http://www.blingforfun.com]hip hop jewelry[/url],[url=http://www.blingforfun.com/pendants/cat_9.html]hip hop pendants[/url],hip hop watches,[url=http://blingforfun.com/belts/cat_18.html]bling bling[/url] ,hip hop,[url=http://blingforfun.com/chains/cat_7.html]hip hop chains[/url],hip hop bling,[url=http://blingforfun.com/chains/cat_7.html]iced out chains[/url],[url=http://www.blingforfun.com/chains/cat_7.html]wholesale chains[/url]
hip hop jewelry
wholesale hip hop watches
hip hop rings