Wednesday, 9 January 2008

Conselho de Ministros de Administração Interna da CPLP

Portugal pretende criar reuniões periódicas dos titulares da Administração Interna dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou hoje em Díli o ministro português Rui Pereira, em declarações à Agência Lusa.


"No ano em curso, tenciono aprofundar a cooperação entre os ministros da Administração Interna da Lusofonia", declarou Rui Pereira, que iniciou hoje uma visita de três dias a Timor-Leste.

A proposta portuguesa é "constituir à escala da Lusofonia algo que seja semelhante ao Conselho de Ministros da Administração Interna do espaço da União Europeia", explicou Rui Pereira à Lusa.

"Isto servirá para desenvolver projectos de cooperação multilateral em matérias de Segurança e Protecção Civil", adiantou o ministro português.

A concretização da proposta passará por "reuniões anuais entre os ministros, a realização de um exercício de Segurança ou Protecção Civil anual e um seminário para tratar de problemas que se coloquem aos vários Estados da Lusofonia", acrescentou o ministro da Administração Interna.

Portugal e Timor-Leste integram a CPLP juntamente com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Rui Pereira anunciou a proposta portuguesa no final de uma audiência com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

"Portugal mantém toda a disponibilidade para continuar a assegurar o contributo da GNR no quadro das Nações Unidas", afirmou Rui Pereira à saída do encontro com o chefe do Governo.

Rui Pereira reuniu-se, logo a seguir, com o Presidente da República, José Ramos-Horta, num encontro de trabalho com a equipa responsável pela Reforma do Sector de Segurança de Timor-Leste.

No comments: