Portugal pretende criar reuniões periódicas dos titulares da Administração Interna dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou hoje em Díli o ministro português Rui Pereira, em declarações à Agência Lusa.
"No ano em curso, tenciono aprofundar a cooperação entre os ministros da Administração Interna da Lusofonia", declarou Rui Pereira, que iniciou hoje uma visita de três dias a Timor-Leste.
A proposta portuguesa é "constituir à escala da Lusofonia algo que seja semelhante ao Conselho de Ministros da Administração Interna do espaço da União Europeia", explicou Rui Pereira à Lusa.
"Isto servirá para desenvolver projectos de cooperação multilateral em matérias de Segurança e Protecção Civil", adiantou o ministro português.
A concretização da proposta passará por "reuniões anuais entre os ministros, a realização de um exercício de Segurança ou Protecção Civil anual e um seminário para tratar de problemas que se coloquem aos vários Estados da Lusofonia", acrescentou o ministro da Administração Interna.
Portugal e Timor-Leste integram a CPLP juntamente com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Rui Pereira anunciou a proposta portuguesa no final de uma audiência com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
"Portugal mantém toda a disponibilidade para continuar a assegurar o contributo da GNR no quadro das Nações Unidas", afirmou Rui Pereira à saída do encontro com o chefe do Governo.
Rui Pereira reuniu-se, logo a seguir, com o Presidente da República, José Ramos-Horta, num encontro de trabalho com a equipa responsável pela Reforma do Sector de Segurança de Timor-Leste.
Wednesday, 9 January 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment