Wednesday 16 January 2008

Timor-leste: Lançado em Lisboa livro sobre invasão do Japão durante II Grande Guerra

Lisboa, 15 de Jan (Lusa) - "Le Timor face à le Seconde Guerre Mondial" (1941-1945), da autoria do historiador português Flávio Borda d`Água foi hoje lançado em Lisboa, no Palácio das Necessidades.

Uma publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o livro é a adaptação de uma monografia em francês que o autor fez no mestrado que frequentou na Universidade de Genebra, em que analisou a história diplomática das relações internacionais de Timor-leste entre 1941 a 1945.

A obra baseia-se no relatório que um antigo governador colonial em Timor, Manuel Abreu Ferreira de Carvalho, enviou ao Ministério das Colónias, em 1947, e foi confiscado por António Oliveira Salazar, principal figura do regime de então em Portugal, reaparecendo em 2005 numa edição do Instituto da Defesa Nacional.

"A partir dele quis mostrar uma visão da II Guerra Mundial, de fora para dentro, em vez de uma visão de Portugal continental ou das grandes potências da altura, e mostrar como Timor-leste viveu a invasão e chegou à libertação em 1945", esclareceu Flávio Borda D`Água em declarações à Agência Lusa.

O livro retrata as hesitações diplomáticas de Portugal durante o período da invasão japonesa do território timorense, entre 1941 e 1945, como consequência da neutralidade então assumida pelo governo português.

Flávio Borda D`Água nasceu em Portugal em 1980, tendo ido para Genebra, na Suíça, após os estudos primários.

Actualmente, está a fazer doutoramento na Universidade de Genebra e exerce funções de colaborador científico no Museu Voltaire de Genebra.

"Le Timor face à le Seconde Guerre Mondial" (1941-1945) pertence à Colecção Biblioteca Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-01-15 19:20:03

1 comment:

Anonymous said...

Olá a todos.

Finalmente uma nova abordagem sobre uma temática que nos é tão querida e particular.
É com muito orgulho que um conterrâneo nosso, e ainda tão jovem, publica aqui no nosso país estudos sobre o "nosso" tão estimado Timor-Leste.
Muito sucesso para a obra e para ti Flávio, que caminhas solidamente para o sucesso...
Do amigo... Daniel Silva