Sunday 20 January 2008

Ramos Horta é recebido pelo Papa segunda-feira

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, será recebido segunda-feira pelo Papa Bento XVI no Vaticano, noticiou a agência Ecclesia
Uma das questões que o Nobel da Paz 1996 deverá abordar com o Papa é a aguardada criação de uma terceira diocese - além das de Díli e Baucau - que está dependente da divisão territorial de Timor.

Em 2007, quando foi eleito Presidente timorense, Ramos Horta agradeceu ao Papa a forma como comentou as eleições no país, depois de este ter destacado a «grande maturidade cívica» do povo de Timor-Leste.

Bento XVI exortou, na altura, os responsáveis políticos timorenses a promoverem uma «progressiva democratização da sociedade», para aumentar a participação de todos os grupos na vida pública.

Antes do escrutínio presidencial de 2007, o então Presidente, Xanana Gusmão, convidara o Papa a visitar o país, para «ajudar a restabelecer a paz nos corações» dos timorenses.

O anterior Papa, João Paulo II, esteve em Timor-Leste em 1989, quando o território ainda se encontrava sob o domínio da Indonésia.

Lusa/SOL

No comments: