Monday 14 January 2008

D. Ximenes Belo nos Açores para lembrar primeiro Bispo de Díli


No passado dia 10 de Janeiro a freguesia da Candelária engalanou -se para celebrar o primeiro centenário do nascimento de um dos seus grandes filhos, o Bispo missionário D. Jaime Garcia Goulart, primeiro Bispo de Díli em Timor Leste.
Estas celebrações tiveram como convidado de D. Carlos Filipe Ximenes Belo, Bispo emérito de Díli e prémio Nobel da Paz em 1996, que presidiu a estas comemorações promovidas pela Diocese de Angra em conjunto com a Ouvidoria do Pico e com a Paróquia de Nossa Senhora das Candeias.
D. Ximenes Belo deu início às comemorações ao descerrar a lápide de inauguração da Rua D. Jaime Garcia Goulart, o troço da antiga estrada regional entre a Casa de São José e a Mirateca, onde se encontra a casa onde o homenageado viveu, construída no mesmo terreno onde há 100 anos se encontrava a casa onde nasceu.
De seguida os dois sobrinhos de D. Jaime que residem na ilha do Pico juntamente com D. Ximenes Belo colocaram uma coroa de flores junto do busto deste prelado, que se encontra defronte da igreja paroquial, tendo as celebrações continuado com uma Missa de Acção de Graças, presidida pelo Bispo emérito de Díli e concelebrada pelo Bispo emérito de Macau, D. Arquimínio Rodrigues da Costa e por um grande número de sacerdotes do Pico e do Faial.
No final da celebração foram lidas duas mensagens que ecoaram bem fundo nos corações daqueles que enchiam por completo a paroquial da Candelária.
A primeira vinda de Timor do punho dos Bispos D. Alberto Ricardo da Silva, Bispo de Díli e de D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, sendo a segunda mensagem de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra.
Os actuais Bispos de Timor referiam na sua mensagem que o Senhor Bispo D. Jaime Garcia Goulart sendo “um açoriano que entrou para a história de Timor…não podia Timor Leste e a Igreja em Timor Leste estar ausente deste evento de saudade e de gratidão”.
No final da mesma mensagem os prelados timorenses diziam: “Por último ousamos fazer um pedido aos habitantes do Pico e particularmente à família do Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart. Logo que tivermos condições gostaríamos de trazer os restos mortais do Sr. D. Jaime para Timor Leste para repousar para sempre no meio deste povo e desta terra que ele tanto amou e pelo qual se sacrificou dando a melhor parte da sua vida. Obrigado a Deus, obrigado ao Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart, obrigado a todos os missionários Açorianos que passaram por Timor, obrigado às suas famílias, obrigado à Igreja Açoriana e obrigado ao povo açoriano.”
Terminada a celebração decorreu no salão da Casa do Povo local uma sessão solene que se iniciou com a actuação do Rancho de Natal do grupo folclórico daquela instituição, seguindo-se uma conferência sabiamente proferida por D. Ximenes Belo que abordou Timor no contexto geográfico e histórico para chegar ao trabalho desenvolvido por D. Jaime Garcia Goulart como Padre missionário e posteriormente Administrador Apostólico e primeiro Bispo da então recém criada Diocese de Díli.

No comments: