Wednesday 16 January 2008

Centenário do nascimento de D. Jaime Garcia Goulart

PRIMEIRO BISPO DE DÍLI

Padre Marco Martinho

No passado dia 10 de Janeiro a freguesia da Candelária, no Pico, engalanou -se para celebrar o primeiro centenário do nascimento de um dos seus grandes filhos, o Bispo missionário D. Jaime Garcia Goulart, primeiro Bispo de Díli em Timor Leste.

Estas celebrações tiveram como convidado de honra Sua Excelência Reverendíssima D. Carlos Filipe Ximenes Belo, Bispo emérito de Díli e prémio Nobel da Paz em 1996, que presidiu a estas comemorações promovidas pela Diocese de Angra em conjunto com a Ouvidoria do Pico e com a Paróquia de Nossa Senhora das Candeias.

D. Ximenes Belo deu início às comemorações ao descerrar a lápide de inauguração da Rua D. Jaime Garcia Goulart, o troço da antiga estrada regional entre a Casa de São José e a Mirateca, onde se encontra a casa onde o homenageado viveu, construída no mesmo terreno onde há 100 anos se encontrava a casa onde nasceu.

De seguida os dois sobrinhos do Senhor D. Jaime que residem na ilha do Pico juntamente com D. Ximenes Belo colocaram uma coroa de flores junto do busto deste Prelado, que se encontra defronte da igreja paroquial, tendo as celebrações continuado com uma Missa de Acção de Graças, presidida pelo Bispo emérito de Díli e concelebrada pelo Bispo emérito de Macau, D. Arquimínio Rodrigues da Costa e por um grande número de sacerdotes do Pico e do Faial. No final da celebração foram lidas duas mensagens que ecoaram bem fundo nos corações daqueles que enchiam por completo a paroquial da Candelária. A primeira vinda de Timor do punho dos Bispos D. Alberto Ricardo da Silva, Bispo de Díli e de D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, sendo a segunda mensagem de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra.

Os actuais Bispos de Timor referiam na sua mensagem que o Senhor Bispo D. Jaime Garcia Goulart sendo “um açoriano que entrou para a história de Timor…não podia Timor Leste e a Igreja em Timor Leste estar ausente deste evento de saudade e de gratidão”. No final da mesma mensagem os prelados timorenses diziam: “Por último ousamos fazer um pedido aos habitantes do Pico e particularmente à família do Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart. Logo que tivermos condições gostaríamos de trazer os restos mortais do Sr. D. Jaime para Timor Leste para repousar para sempre no meio deste povo e desta terra que ele tanto amou e pelo qual se sacrificou dando a melhor parte da sua vida. Obrigado a Deus, obrigado ao Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart, obrigado a todos os missionários Açorianos que passaram por Timor, obrigado às suas famílias, obrigado à Igreja Açoriana e obrigado ao povo açoriano.”

Terminada a celebração decorreu no salão da Casa do Povo local uma sessão solene que se iniciou com a actuação do Rancho de Natal do grupo folclórico daquela instituição, seguindo-se uma conferência sabiamente proferida por D. Ximenes Belo que abordou Timor no contexto geográfico e histórico para chegar ao trabalho desenvolvido por D. Jaime Garcia Goulart como Padre missionário e posteriormente Administrador Apostólico e primeiro Bispo da então recém criada Diocese de Díli.

-------------------------------

Missão Universal da Igreja

+ António, Bispo de Angra


Não podendo estar presente neste início das Comemorações do Centenário de Nascimento de D. Jaime Goulart, 1° Bispo de Díli (Timor), associo-me à merecida homenagem a tão insigne missionário, que muito nos honra.

Como igualmente nos honra a amável presença de D. Ximenes Belo, a quem ficamos muito gratos, porque torna visível a nossa comunhão com a Igreja de Cristo, que está em Timor.

Este é um momento de acção de graças ao Bom Pai do Céu, fonte de todos os bens. Louvando o Senhor por tudo o que significou para a Igreja a figura de D. Jaime, queremos acolher e dar continuidade ao seu legado de empenho missionário, além fronteiras e portas adentro. Não nos deixando enredar por questões domésticas, mas alargando os horizontes para a missão universal da Igreja.

É uma constante na História da Salvação. O Deus eterno intervém no tempo; O Deus omnipresente actua em determinados lugares; o Deus todo-poderoso, para realizar os Seus desígnios, recorre à colaboração de servidores disponíveis e generosos, como D. Jaime.

Que o seu exemplo nos encoraje a todos, pastores e fiéis leigos, a sermos também nós missionários esforçados e clarividentes, «ad gentes» e «intra gentes»!

Igreja viva em Timor

D. Alberto Ricardo da Silva/Bispo de Díli

D. Basílio do Nascimento/Bispo de Baucau

Os nossos melhores e fraternais cumprimentos.


Ao celebrar o 1° centenário do nascimento do Senhor D. Jaime Garcia Goulart na ilha do Pico, um açoriano que entrou para a história de Timor e particularmente para a história da Igreja em Timor, por se tomar pura e simplesmente o primeiro Bispo da Diocese de Díli, não podia Timor Leste e a Igreja em Timor Leste estar ausente deste evento de saudade e de gratidão. Por isso, nós os bispos de Timor Leste, em nome do povo e da Igreja timorenses, também queremos estar presentes fazendo-nos representar pela presença e pela voz de um dos filhos mais ilustres desta terra, o Bispo Emérito de Díli, D. Carlos Filipe Ximenes Belo, finto da acção da Igreja iniciada pelo Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart.

Reconhecemos a passagem de Deus pelas nossas vidas quando contemplamos o nosso próprio passado e aí reconhecemos os planos de Deus e os sinais por Ele usados para nos conduzir dentro dos Seus planos. A nossa saudade e a nossa gratidão são consequências desta contemplação do passado iniciado pelo Sr., Bispo D. Jaime Garcia Goulart. Ele foi, a um momento dado da nossa história, o instrumento escolhido por Deus para estruturar a vida da Igreja em Timor Leste, Os frutos colhidos pelo próprio talvez tenham sido muito poucos. Mas o Senhor D. Jaime iniciou. E o que resultou deste trabalho por ele iniciado é hoje incomensurável.

Timor Leste é um país maioritariamente católico, com uma percentagem de 96% de católicos, facto único em toda a Ásia do Sudeste; os líderes do país são na maior parte fruto das escolas da Igreja, praticamente todos eles católicos militantes; a Igreja está estruturada em duas Dioceses (Díli e Baucau) e cada vez mais florescente, não obstante as dificuldades próprias motivadas por etapas novas na vida das comunidades humanas; as vocações à vida consagrada, tanto masculinas como femininas, são inúmeras e fecundas a ponto de a Igreja em Timor Leste começar a enviar missionários/as para fora do país. A Igreja em Timor Leste é hoje uma Igreja viva, A semente lançada pelo Sr. Bispo D. Jaime em Timor, germinou, cresceu e frutificou de que maneira! Não colheu muitos frutos em vida mas hoje, do céu, deve contemplar, com aquele rosto de serenidade e bondade tranquila que sempre o caracterizaram, o trabalho por ele começado; e com ele nós, açorianos e timorenses, damos graças ao Senhor por o ter escolhido para ser o instrumento de Deus na Igreja de Jesus Cristo e criar entre nós laços indeléveis de amizade, afectividade, saudade e gratidão.

Por último ousamos fazer um pedido aos habitantes do Pico e particularmente à família do Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart, Logo que tivermos condições gostaríamos de trazer os restos mortais do Sr. D. Jaime para Timor Leste para repousar para sempre no meio deste povo e desta terra que ele tanto amou e pelo qual se sacrificou dando a melhor parte da sua vida.

Obrigado a Deus, obrigado ao Sr. Bispo D. Jaime Garcia Goulart, obrigado a todos os missionários Açorianos que passaram por Timor, obrigado às suas famílias, obrigado à Igreja Açoriana e obrigado ao povo açoriano.

2 comments:

Anonymous said...

Embora tarde, curvo-me respeitosamente perfante a memoria deste grande bispo missionario que muito trabalhou pela promocao humana dos timorenses atraves da educacao integral. D. Jaime Garcia Goulart foi bispo, educador e um incansavel missionario. Que la no ceu ele reze por nos e por esta terra que tanto amou para que nos os timorenses nos entendamos e contribuamos todos para uma verdaeira paz, baseada na verdade, justica e perdao!

Anonymous said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!