Saturday 19 January 2008

Presidente do Timor Leste perdoa ex-ditador indonésio

DILI (AFP) — O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, pediu a seus compatriotas que perdoem o ex-ditador indonésio Suharto, que está à beira da morte e que, em 1975, ordenou a ocupação do território timorense, deixando dezenas de milhares de mortos.

"É impossível esquecermos o passado, mas o Timor Leste deveria perdoá-lo antes que morra e peço à população que reze pelo ex-presidente indonésio Suharto", disse Ramos Horta a jornalistas.

Suharto, de 86 anos, é mantido vivo graças à ajuda de aparelhos em um hospital de Jacarta.

Ramos Horta, que se prepara para viajar para a Itália e para o Vaticano, disse que pedirá ao Papa que reze por Suharto. O Timor Leste, ex-colônia portuguesa, é um pequeno país católico na extremidade oriental do arquipélago indonésio.

A Indonésia ocupou esse território de 1975, após o fim da colonização portuguesa, até 1999, reprimindo violentamente os anseios por independência dos timorenses e causando a morte de mais de um terço de sua população.

Antes de se retirar do território em 1999, as milícias anti-independentistas apoiadas pelo exército indonésio destruíram 80% da infra-estrutura do país.

No comments: