Sunday, 29 June 2008

PR e Bento XVI falaram sobre relações entre Portugal Santa Sé, UE, África e Timor-Leste

* * Isabel Couto, enviada da Agência Lusa * *

Roma, Itália 28 Jun (Lusa) - As relações entre Portugal e a Santa Sé, a União Europeia (UE) e o Tratado de Lisboa, África e Timor-Leste foram os assuntos abordados entre o Papa Bento XVI e Cavaco Silva, hoje recebido numa audiência no Vaticano.

"Foi uma conversa útil", concluiu o Presidente da República em declarações aos jornalistas no final da audiência, na embaixada de Portugal, em Roma, Itália.

"Para mim, como católico e chefe de Estado de uma nação que tem uma forte tradição católica, é sempre um acto de alguma emoção, mas eu trazia uma agenda bem definida para as conversas como o Santo Padre e com o secretário de Estado, o cardeal Bertoni", confessou.

Para Cavaco Silva - que enquanto primeiro ministro esteve no Vaticano em 1987 para uma audiência como Papa João Paulo II - o actual Papa, Bento XVI é "com certeza, sem dúvida nenhuma um papa diferente do antecessor", mas foi uma "conversa útil".

"Penso que foi um encontro importante. As conversas incidiram basicamente sobre as relações entre Portugal e a Santa Sé, sobre a União Europeia e o Tratado de Lisboa, sobre África e sobre Timor-Leste", explicou.

No que diz respeito às relações entre a Santa Sé e Portugal, Cavaco Silva e Bento XVI falaram sobre a Concordata.

"Há uma comissão paritária que está neste momento a trabalhar com resultados positivos e Portugal irá respeitar totalmente a letra e o espírito da Concordata", disse o chefe de Estado, referindo que os trabalhos da comissão paritária estão "ultrapassados e estão a trabalhar bem".

"Há já propostas no que diz respeito à acção da Igreja nas prisões, nos estabelecimentos militares e nos hospitais. Isso foi muito bem acolhido pela Santa Sé", disse ainda aos jornalistas a propósito do processo de regulamentação da Concordata.

Durante a conversa de cerca de 20 minutos que o chefe de Estado português teve com o Papa, na sua biblioteca privada, Cavaco Silva teve ainda ocasião de mencionar o contributo de Portugal ao longo da sua história para que cinco países em África, Brasil e Timor Leste sejam hoje países de influência forte por parte da Igreja.

Sobre a UE, o Presidente da República comentou ao Papa que a Europa leva um momento "difícil" em resultado do referendo na Irlanda.

"Sabemos a influência da Igreja Católica na Irlanda, que apoiou o referendo, no sentido do voto pelo sim, mas talvez tenha sido um pouco tarde", disse.

"Tive ocasião de sublinhar que é importante para o mundo e para os valores que a Igreja e a Europa partilham, uma Europa unida, uma Europa forte, esperemos que num futuro referendo, a igreja irlandesa possa esclarecer algumas ansiedades que foram exploradas pelos partidários do não na Irlanda", acrescentou.

Sobre África, que tem sido um dos temas preferidos de Bento XVI, Cavaco Silva lembrou que Portugal tem uma relação "muito especial" com o continente, nomeadamente por ter feito parte da agenda das últimas presidências do Conselho Europeu.

"Como é óbvio falámos sobre os países de língua oficial portuguesa que são exemplos positivos em comparação com a situação trágica que se vive no Zimbabué e que a comunidade internacional não pode ignorar", disse.

Para Cavaco Silva, "não pode dar legitimidade à limitação de acto eleitoral que ocorreu neste país", especialmente numa altura em que vão ocorrer eleições em Angola em Setembro.

"Moçambique tem sido um bom exemplo do funcionamento das instituições democráticas, tal como Cabo Verde", frisou.

A situação de Timor Leste foi o último assunto abordado por Cavaco Silva, que sensibilizou o Papa Bento XVI para o facto de a Igreja católica constituir "uma referência decisiva" na identidade cultural do país.

"As instituições são ainda frágeis em Timor e a voz dos bispos é talvez uma voz mais forte do que a voz dos líderes dos partidos políticos", frisou.

No final do encontro, em que Cavaco Silva diz ter ficado satisfeito ao verificar "que o Santo Padre estava bem informado sobre as questões de política internacional abordadas durante as conversações", o chefe de Estado português aproveitou a ocasião para dizer a Bento XVI que "seria uma grande honra" acolher o Papa em Portugal.

A visita dependerá, no entanto, de uma actuação por parte da Conferência Episcopal, mas Cavaco Silva teve ainda tempo para lembrar das passagens de João Paulo II por Portugal e Angola.

Para Cavaco Silva, Bento XVI falou de uma forma "muito positiva" relativamente a Portugal, enquanto país com uma história ligada à difusão da fé pelo mundo.

A visita de hoje de Aníbal e Maria Cavaco Silva ao Vaticano - a que a Lusa teve acesso com algumas restrições de protocolo - ocorreu pelas 11:00 locais (10:00 em Lisboa) no segundo andar da biblioteca da Santa Sé.

Bento XVI recebeu Cavaco Silva na Sala do Trono Pequeno (ante-câmara da biblioteca e decorada com gravuras de Rafael de S. Pedro e S. Paulo) com um "Welcome Mr. President" e um grande sorriso, convidando o chefe de Estado português a entrar na sua biblioteca privada para uma conversa a sós.

Após esta audiência, que teve a duração aproximada de 20 minutos, os jornalistas presentes puderam entrar na sala e presenciar os cumprimentos de Maria Cavaco Silva e da restante delegação portuguesa que acompanhou o presidente nesta cerimónia.

Seguiu-se uma rápida troca de presentes entre Cavaco Silva e Bento XVI.

O chefe de Estado português ofereceu uma reprodução da Bula papal que reconheceu a independência de Portugal, assinada pelo Papa João Paulo III, em 1179.

O documento provém da Torre do Tombo e foi encadernado de acordo com o formato original pela Fundação Ricardo Espírito Santo.

Durante a entrega do presente português Aníbal e Maria Cavaco Silva explicaram ao Papa que aquela Bula - que reconheceu D. Afonso Henriques e a independência de Portugal - se trata "do documento mais importante" para a Nação.

Bento XVI, por sua vez, ofereceu uma medalha comemorativa do Pontificado em ouro, que habitualmente oferece aos chefes de Estado que o visitam e a Maria Cavaco Silva um rosário em madrepérola.

ICO.

Lusa/Fim

2 comments:

Anonymous said...

Pois e'!!

O blog Timor Lorosae Nacao decidiu muito rapidamente fazer a moderacao dos comentarios quando nunca o fazia porque tinha uma fortissima razao para tal.
E nao tem nada a haver com as razoes expostas pela prosa justificativa encomendada ao blog Portugal Directo. Ate porque o o senhores ainda nao descobriram mas os "estudantes Timorenses em Coimbra" nao sao os unicos com acesso a internet".
O TLN tem medo das verdades e de ver a margarida a ser exposta por aquilo que ela realmente e'.

E' que alem das surgidas revelacoes sobre as alegadas identidades dos operarios por tras da campanha propagandista da Fretilin para assassinar a imagem de Xanana Gusmao e do governo da AMP, a margarida, a sua mais prolifica e assidua colaboradora e comentarista ponta de lanca da missao de assassinio da imagem de Xanana ficou completa e inequivocamente desmascarada pela sua falsidade, manipulacao e distorcao dos factos para atingir os seus pre-determinados fins.

Na sua mania incessante de tentar abater a credibilidade e fiabilidade de outros comentaristas de opiniao contraditoria, a senhora ganhou ha ja algum tempo, o gosto predilecto de referir-se a um outro comentarista de longa data do mesmo blog, inteligente e logico na sua linha de argumentacao (JT) como “Abatedor de Perus” na insistente tentativa de o colocar do lado dos responsaveis pelo atentado contra o PR Horta.

Numa recente discussao entre os dois em que JT procurava repor as verdades sobre a metafora por ele usada (“todos os perus tem o seu natal”) para argumentar que Xanana veria o seu fim politico pelas maos do que tentaram usar-se apriveitar-se dele so para derrubar a Fretilin e ascender ao poder, a margarida responde-lhe chamando-o de MENTIROSO afirmando com toda a conviccao que ele referia-se ao PR Horta, obviamente para dar corpo a teoria Fretilinista de que sao os opositores da Fretilin (“Xananistas”) que estao por tras do atentado ao PR Horta e que o atentado ao PM Xanana nao passou de uma montagem.

Um outro comentarista de longa data que tendo a certeza do que dizia o JT decidiu fazer uma pequena pesquisa nos arquivos do proprio blog TLN acabou por encontrar as irrefutaveis provas da natureza falsa da margarida (Carlos Noronha ou esposa de acordo com as recentes e ainda nao desmentidas alegacoes) e postou-as em varias caixas de comentarios do blog e que comecou a atrair a atencao de outros leitores e comentaristas que comecaram a mostrar o seu repudio a margarida.
O TLN percebeu e rapidamente a gravidade de ver finalmente caida por terra, com factos concretos retirados dos seus proprios arquivos, toda a credibilidade e fiabilidade da sua mais importante colaboradora comentarista e decidiu que a sua manutencao era muito mais importante que a liberdade de expressao que fortemente defendiam com a moderacao de comentarios.

O que se segue e' a transcricao do que la foi posto e que contribuiu definitivamente para a mudanca repentina de posicao do TLN que ao activar a moderacao de comentarios purgou as caixas de comentarios de todos os vetigios da verdade pensando que assim iriam milagrosamente restaurar a credibilidade da sua colaboradora e ponta de lanca, margarida e que ninguem iria sequer notar a verdade por tras de tal mudanca:



PARA QUE HAJA MEMORIA.
MARGARIDA, A PERUA MENTIROSA COMPULSIVA


h correia disse...
Margarida:

(...)

Não gosto é desses "mimos". Então essa do "abatedor de perus" não sei onde a foi buscar.(...)

30 de Julho de 2008 12:05
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
JT disse...
Não vale a pena argumentar com a tamagoshi.

(...)

P.S. "todos os perús têm o seu natal" foi em relação ao Xanana e muito antes do 11/2. Não seja desonesta mais uma vez. Vá ver aos registos em vez de inventar.
31 de Julho de 2008 1:25
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Margarida disse...
Começando pela mentirinha o perú era o Horta. era mesmo e ponto final parágrafo. Mas eu teria regido exactamente da mesma maneira fosse em relação a quem fosse porque para mim a vida é sagrada, mesmo a do maior bandido. Mas o abatedor de perús disse-o em relação ao Horta.
(...)

É melhor ir-se habituando à ideia e vá mas é tirando o cavalinho da chuva porque essa sua batalha já a perdeu.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Anónimo disse...

"Margarida disse...

Começando pela mentirinha o perú era o Horta. era mesmo e ponto final parágrafo. Mas eu teria regido exactamente da mesma maneira fosse em relação a quem fosse porque para mim a vida é sagrada, mesmo a do maior bandido. Mas o abatedor de perús disse-o em relação ao Horta."


A margarida MENTE outra vez como ja e' habitual. ELA E' UMA MENTIROSA COMPULSIVA.

Eu acompanhei de perto as discussoes que o JT tinha com a margarida e ate o aconselhava a nao perder tempo com ela. O JT diz a verdade quando diz que aquela do "peru" era realmente em relacao ao Xanana e no contexto que o JT ja explicou uma data de vezes.

Aconselho o JT a nao ter que explicar mais vezes porque ja todos sabemos que foi como disse. Vou-lhe dar ate uma ajudinha. O JT nao precisa de me agredecer.

E' assim:

O azar desta comunista horripilosa fedorenta, mentirosa compusiva e' que ha memoria e ha rejistos. E para tirar as teimas, porque eu tenho a certeza da verdade do que o JT disse, achei por bem fazer uma pequena busca no google e IMAGINEM la os senhores e senhoras leitores o que eu encontrei logo a primeira. E' melhor do que aquilo que eu procurava que era o comentario original do JT. Em vez disso fui encontrar esta belissima perola que passo a transcrever.

Ora aqui vai!!!!


”Margarida disse...

Mas foi o JT quem disse numa caixa por aí que “XG foi útil para conseguir congregar uma maioria que afastou a FRETILIN do governo e depois é como os perús. Todos têm o seu natal.”

Bastante revelador de quem deseja o Xanana morto, mas a mim nunca me viram a desejar a morte de rigorosamente ninguém, antes pelo contrário.

12 de Março de 2008 23:52”


http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2008/03/rubros-de-vergonha.html


ENTAO MARGARIDA, OU SERA CARLOS NORONHA OU A ESPOSA. QUEM E' QUE E' AFINAL O MENTIROSO?????

Sua desgracada!!!!!!

31 de Julho de 2008 17:02
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Anónimo disse...
Hahahahahaha...

Desta vez a mentirosa foi apanhada com as calcas em baixo.

Hahahahahahaha...
31 de Julho de 2008 17:08
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Anónimo disse...
MARGARIDA, A PERUA MENTIROSA COMPULSIVA
PARA QUE HAJA MEMORIA
Arquivos do TLN

Ler mais: http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2008/03/rubros-de-vergonha.html

(...)

Anónimo disse...

Razao tem o Sakunar Sacana, esta Margarida eh mesmo uma assassina de imagem.

12 de Março de 2008 23:41
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Margarida disse...

Mas foi o JT quem disse numa caixa por aí que “XG foi útil para conseguir congregar uma maioria que afastou a FRETILIN do governo e depois é como os perús. Todos têm o seu natal.”

Bastante revelador de quem deseja o Xanana morto,
mas a mim nunca me viram a desejar a morte de rigorosamente ninguém, antes pelo contrário.

12 de Março de 2008 23:52
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Anónimo disse...

eu direi mais do que o Jt: TODOS OS POLITICOS DE TIMOR E TU TAMBEM SAO COMO OS PERUS............

MALISSA 75

13 de Março de 2008 3:17
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Margarida disse...

Parece que entrámos na fase das confissões. Primeiro foi o JT a descair-se e a desejar a morte do Xanana (“XG foi útil para conseguir congregar uma maioria que afastou a FRETILIN do governo e depois é como os perús. Todos têm o seu natal.”).

Logo a seguir é o Malissa “eu direi mais do que o JT: TODOS OS POLITICOS DE TIMOR E TU TAMBEM SAO COMO OS PERUS............MALISSA 75”

E como isso fosse pouco confessa ete agora que “O Hercules eh da minha familia e familia para ele eh sagrada!”.

E estes eram apenas dois dos que andaram por aqui meses a fio a berrar contra as imaginadas sangrias provocadas por quem nunca sequer esteve no país durante os tempos de chumbo. De facto é pela boca que o peixe morre e a arrogância de se pensarem imunes leva-os a descobrirem as suas próprias carecas. E tudo isto, todo este ódio e intolerância em pleno período de Páscoa. Por aqui se vê a falta de seriedade desta gente da AMP.

13 de Março de 2008 3:53
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
JT disse...

Eu lamento não me ter lembrado que a tamagoshi ia ler o que escrevi.
Tanto tempo ausente e perdi o traquejo.

Se me tivesse lembrado, ter-me-ia expressado em linguagem de pré-primária para não correr o risco de ser mal interpretado.

A expressão "todos os perús têm o seu natal" é uma metáfora. Bem, lá estou eu a meter-me em expressões que a tamagoshi não conseguirá decifrar.

Se eu pudesse fazer um desenho....tipo boneco animado....

Sendo eu um paladino da liberdade, caberá na cabeça de alguém que eu pretenda a morte de alguém? Ainda por cima de um timorense como eu?

Que a tamagoshi milite num partido que durante décadas teceu loas a Staline e que resquícios dessa marcha inexorável da revolução ainda pululem ambos os neurónios que volta e meia se escapam do vazio que constitui o espaço que lhe medeia entre as orelhas, serve de atenuante, mas não desculpa. Que diabo, já lá vão mais de 30 anos de democracia em Portugal, já era tempo de se reciclar quanto a esse espírito de tudo matar.

Eu sei que esses tiques perduram e perduram. Alkatiri que o diga.

Xanana é neste momento um político. O fim a que me referi, obviamente, só podia ser o seu fim político.

Percebeu, ou tem que ser em quadradinhos?

13 de Março de 2008 8:19
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Margarida disse...

Afinal, diz agora seráfiamente o JT a sua frase “XG foi útil para conseguir congregar uma maioria que afastou a FRETILIN do governo e depois é como os perús. Todos têm o seu natal”, significa “Xanana é neste momento um político. O fim a que me referi, obviamente, só podia ser o seu fim político.”


Qualquer comum mortal, traduziria com mais propriedade, o “seu fim” pelo “seu abate”. É que os perús não acabam no Natal, os perús são abatidos no Natal.

13 de Março de 2008 8:36
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Anónimo disse...

JT,

Bemvindo,

Voce nem devia dar atencao ou paleio a essa fulana pa!! Isso automaticamente so lhe baixa o nivel.

Voce e' como uma aguia que nao pode pairar no alto enquanto continuar a dar paleio a esta perua.

Continue a fazer os seus comentarios em relacao aos posts mas nao perca tempo com a comuna. Esta mais que visto que ela esta a um nivel bem mais abaixo do seu e a tentar puxa-lo para o nivel dela.

Nao caia nessa armadilha.

13 de Março de 2008 11:15
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Enviar um comentário

Ler mais: http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2008/03/rubros-de-vergonha.html

Que vergonha senhora margarida. É mesmo uma vergonha.

Anonymous said...

E a margarida deve ser tao importante para a sua missao que todos os blogs relacionados com o TLN "fecharam as portas" a liberdade de expressao porque ja estava a causar demais embaraco a estes senhores mercenarios.

Hahahahahah...