Wednesday 25 June 2008

Autarca de Torres Novas vai contactar chefes tradicionais para propor estrutura autárquica


Autarca de Torres Novas vai contactar chefes tradicionais para propor estrutura autárquica
O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas vai chefiar, de 28 de Julho a 15 de Agosto, uma missão que vai ajudar o Governo timorense a preparar a organização autárquica


A viagem de António Rodrigues (PS) a Timor-Leste, acompanhado de um técnico que irá filmar e gravar as entrevistas com chefes tradicionais, foi aprovada segunda-feira, em reunião do executivo camarário.

António Rodrigues disse à agência Lusa que nesta sua deslocação, numa missão para a qual foi convidado pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, vai ser acompanhado por um outro elemento da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e mais "três ou quatro técnicos" da tutela timorense.

Desta viagem deverá sair um primeiro relatório propondo qual a estrutura de poder local que deve ser adoptada, para posterior passagem à letra de lei com o apoio do Governo português e da ANMP, disse.

António Rodrigues vai ouvir os anciãos e outras pessoas «com responsabilidade no terreno».

Dos elementos que já recolheu, o autarca está convicto de que a criação de câmaras municipais será fundamental para ajudar o país a ter um verdadeiro sentido de Estado.

No seu entender, não faz sentido querer exportar para Timor-Leste a figura das freguesias de Portugal, «de cunho muito paroquial», mas sim manter os sucos, a menor divisão administrativa de Timor-Leste (existem 498 no território, numa média de sete por subdistrito).

Em articulação com a ANMP, António Rodrigues vai sugerir que a instalação de cada uma das câmaras municipais que forem propostas conte com o apoio de dois municípios portugueses, na instalação dos serviços e de equipamento informático e na formação do pessoal.

A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família.

Um pequeno grupo de famílias constitui uma população (cnuas) e ao conjunto de cnuas chama-se suco, administrado por um chefe, frequentemente agrupados em reinos ou regulados, chefiados por um liurai.

António Rodrigues mantém uma relação de amizade com Xanana Gusmão, que visitou Torres Novas em Outubro de 2000, antes da independência do país, tendo recebido a chave de ouro da cidade e dado o seu nome a uma das avenidas torrejanas.

Lusa/SOL

No comments: