Friday 20 June 2008

CEMGFA timorense diz que crise de 2006 «não foi militar»


A crise de 2006 "foi mais política do que militar", afirmou hoje o Chefe do Estado-Maior General das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), brigadeiro-general Taur Matan Ruak, em entrevista à Agência Lusa e à RDP.


"Continuam a falar da crise militar de 2006 mas não foi isso que aconteceu. Houve uma crise política, causada por factores que foram aproveitados para precipitar a situação", afirmou Taur Matan Ruak.

"Mesmo a questão entre 'lorosae' e 'loromonu' foi uma invenção de quem queria tirar vantagem", acrescentou Taur Matan Ruak, referindo-se à alegada inimizade entre timorenses originários dos distritos orientais e ocidentais do país.

Essa rivalidade, e alegações de discriminação com base regional, estiveram na base da petição de cerca de 600 militares das F-FDTL, que precipitaram a crise em Abril de 2006.

"A prova (de que a diferença regional não é problema) é o sucesso que conseguimos nos distritos ocidentais" com o Comando Conjunto da operação "Halibur", explicou o brigadeiro-general.

"Nas F-FDTL temos ainda mais de 200 elementos com origem 'loromonu' e há uma grande vontade de jovens em aderir", explicou Taur Matan Ruak.

"Desde a criação da guerrilha que o equilíbrio regional foi uma preocupação nossa, uma vez que Timor-Leste é um país multiétnico", acrescentou o CEMGFA timorense.

As F-FDTL e a Polícia Nacional (PNTL), que em 2006 protagonizaram um conflito que provocou cerca de 30 mortos e mais de cem mil deslocados, actuaram juntas entre Fevereiro e Maio de 2008, na sequência dos ataques de 11 de Fevereiro contra o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Foi nos distritos ocidentais, ou "loromonu", conotados com os peticionários das Forças Armadas e com o fugitivo major Alfredo Reinado, que a "Halibur" perseguiu os suspeitos do 11 de Fevereiro, reunidos em torno do ex-tenente Gastão Salsinha após a morte de Reinado.

A experiência do Comando Conjunto, dissolvido no início de Junho por decisão do Conselho de Ministros, "foi um sucesso", salientou o brigadeiro-general Ruak, na entrevista à Lusa e à RDP.

Taur Matan Ruak adiantou que "outras formas de colaboração" entre F-FDTL e PNTL estão em estudo após a dissolução do Comando Conjunto.

Para o comandante timorense, é necessário continuar a experiência de colaboração entre militares e polícias, depois da "capitalização" entre as duas forças forçada pelo 11 de Fevereiro.

O brigadeiro-general Ruak salientou, porém, que "ainda há factores a ter em conta" que influenciam a estabilidade do país e das forças de segurança timorenses.

"A situação de segurança ainda é frágil", afirmou o CEMGFA no seu último dia nas instalações onde funcionou o Comando Conjunto, no Memorial Hall, no Bairro do Farol, em Díli.

Sobre o futuro das Forças Armadas, Taur Matan Ruak salientou que apenas 80 dos mais de 600 antigos militares acantonados em Díli desde Fevereiro de 2008, como peticionários, manifestaram a intenção de regressar às fileiras das F-FDTL.

"E o número diminui a cada dia que passa", frisou o brigadeiro-general, acrescentando que esses ex-peticionários serão submetidos ao mesmo processo de selecção que os novos recrutas das F-FDTL, em Agosto deste ano.

"Não temos problemas com o regresso dos peticionários. Apenas temos que lhes dar a conhecer os riscos que correm se não forem seleccionados e tiverem na mesma que ingressar na vida civil", afirmou Ruak.

"Os ex-peticionários que optarem pela vida civil recebem uma série de incentivos e apoios. Para os que ingressarem no recrutamento e não forem aprovados não haverá esses apoios", explicou o brigadeiro-general.

As F-FDTL atingiram em 2005 o efectivo de 1435 militares, número recomendado pelos estudos estratégicos das forças de segurança timorenses.

Com a crise de 2006 e a expulsão de 592 peticionários, as F-FDTL perderam de uma só vez quase metade dos seus efectivos.

O novo recrutamento pretende completar o efectivo que existia em 2005, afirmou Taur Matan Ruak.

"A modernização das F-FDTL vai levar uns vinte anos. O desenvolvimento das forças, em menos tempo, já está a ser feito e estamos empenhados na definição de prioridades e investimentos", acrescentou.

"Sete anos é pouco tempo comparando com o trabalho que temos pela frente", referiu.

Questionado sobre o seu futuro político e a hipótese de uma candidatura à Presidência da República, Taur Matan Ruak respondeu apenas que está "traumatizado" com a política e que preferia poder fazer "outra coisa" na vida civil.

2 comments:

self bondage stories said...

I then told her myboss asked me to hire a detective because he knew his wife was going outon him but he didnt know with who. Phillips, did you know the android before you realized it was an android.
interracial black and white sex stories
women and bestiality stories
womens true stories of beastiality
hot free preteen sex taboo stories
kirstens family dog sex stories
I then told her myboss asked me to hire a detective because he knew his wife was going outon him but he didnt know with who. Phillips, did you know the android before you realized it was an android.

Anonymous said...

Si, probabilmente lo e