Thursday 14 August 2008

Rebelde que tentou assassinar Ramos Horta pode ter sido executado

Sydney (Austrália), 13 ago (EFE).- O ex-líder rebelde timorense Alfredo Reinado pode ter sido executado durante o tiroteio que se seguiu à sua tentativa frustrada de assassinar o presidente José Ramos Horta, em fevereiro, segundo revelou a autópsia de seu cadáver.

Reinado foi atingido à queima-roupa e na nuca, local que teria sido muito difícil de alcançar em um tiroteio, informou hoje o diário "The Australian".

Caso se confirme, o assassinato do líder rebelde pode gerar novas tensões no Timor-Leste, que desde que obteve a independência, em 2002, luta para conseguir estabilidade política, que lhe permita concentrar-se no desenvolvimento econômico.

Segundo os médicos australianos que praticaram a autópsia, é impossível que as marcas de bala no cadáver de Reinado tenham sido causadas por disparos de soldados a mais de dez metros de distância, como afirma a versão oficial.

Os fatos ainda estão sendo investigados pela Procuradoria Geral do Timor-Leste e por um comitê especial das Nações Unidas.

Em 11 de fevereiro, Ramos Horta ficou gravemente ferido em um atentado perpetrado em seu domicílio e no qual também perdeu a vida Reinado. O primeiro-ministro Xanana Gusmão também foi vítima de um ataque, mas saiu ileso.

Alfredo Reinado liderou em 2006 uma revolta de 600 soldados demitidos por insubordinação do Exército, que gerou uma onda de violência que deixou 37 mortos e mais de 100 mil refugiados e forçou a renúncia do então chefe do Executivo Mari Alkatiri.

A ex-colônia portuguesa do Timor-Leste alcançou a independência há seis anos, como uma das nações mais pobres do mundo, e após uma sangrenta transição, que acabou, em 1999, com quase um quarto de século de ocupação indonésia. EFE

2 comments:

Anastácio Soberbo said...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Anonymous said...

EXECUCAO DE REINADO E LEOPOLDINO.
FACTO OU CONSPIRACAO ESTRANGEIRA PARA DESTABILIZAR TIMOR?


Ao ler a autopsia feita ao cadaver de Leopoldino fiquei com a sensacao que existem lacunas e aparentes inconsistencias entre a descricao dos ferimentos na pagina 4 da autopsia sob o titulo "GUNSHOT INJURY" (ver imagens do documento no Timoronline) e outras evidencias disponiveis ao publico tais como algumas fotos do cadaver de Leopoldino.

Apos uma inspecao mais pormenorizada da informaco disponivel deparei-me com um cenario bastante intrigante e contraditorio.

Devo dizer logo a partida que nao sou nenhum medico forense mas sei ler e reparei que:

1- O patologista forense, Dr Islam, identificou no cadaver de Leopoldino aquilo que ele diz ser o ponto de entrada da bala (entry wound) localizado centralmente na parte de tras da cabeca deixando um ferimento de 35x25mm de dimensao ("... gun shot entry wound (154258) on the back of the head centrally located...", pagina 4, paragrafo 1). Dai se retirou a conclusao que Leopoldino tera sido abatido na nuca.

2- O patologista forense, Dr Islam, descreve tambem a existencia de um outro ferimento (160x140mm de diametro) que ele diz ser o ponto de saida da bala (exit wound), mas nao especifica exatamente em que parte da cabeca e' que esta localizado esse ferimento. (pagina 4, paragrafo 2)

No entanto se voltarmos a pagina 3 da autopsia podemos encontrar a informacao que nos permite localizar esse suposto “exit wound”. Na pagina 3, sob o titulo "PLAIN PORTABLE X-RAYS:" o Dr Islam descreve na alinea A) que as partes do cranio que apresentam multiplas fracturas sao:

O ”osso temporal” (localizado na parte lateral do cranio na area que circunda a parte superior da orelha).
O ”osso parietal-” (que forma os lados e a aboboda craniana), e
O ”osso ocipital” que esta localizado na parte posterior do cranio, ou seja a NUCA.

Podemos por isso concluir que se o Dr Islam diz que o ponto de entrada da bala foi na NUCA (osso ocipital) entao o ponto de saida so pode ter sido na parte lateral do cranio (osso temporal e parietal) ou seja na area acima da orelha.

Alem disso, podemos concluir que este “exit wound” deve estar localizado na parte esquerda da cabeca porque, se voltarmos a pagina 4 da autopsia sob o titulo “GUNSHOT INJURY”, no paragrafo 3 esta escrito que a “avaliacao da direcao do disparo da margem do ferimento de entrada” foi “de tras para a frente, da direita para a esquerda, e de baixo para cima”.

Exerto da autopsia em Ingles: “Assessment of the direction of firing from the margin of the wound of entrance:
from back to front, right to left, and from below to above”


O que e' que isto quer dizer? Isto quer dizer que de acordo com a descricao do Dr Islam, a bala entrou; (a) no centro da nuca (e causou um ferimento de 35x25mm de dimensao); (b) foi disparada num angulo da direita para a esquerda e, (c) de baixo para cima, o que significa que a bala teria saido na area acima da orelha esquerda de Leopoldino (osso temporal e parietal) causando um grande ferimento de 160x140mm de dimensao.

Agora segue-se a parte mais interessante e intrigante.

Se dermos uma boa vista de olhos a fotografia do cadaver de Leopoldino no artigo de Felicia Cabrita publicada na revista SOL que podemos encontrar no blog Ma Ke Jeto Mosso http://makejetomosso.wordpress.com/2008/04/05/sol-jornalismo-visceral/ podemos claramente constatar numa das fotos que:

1- O cadaver de Leopoldino (junto a erva) esta caido de costas para o chao e a cabeca esta assente no que visivelmente e' uma significante quantidade de massa encefalica (cerebro) a sair de um ferimento bastante grande na parte posterior da cabeca. Isto e' da NUCA do morto.

Se inspecionarmos mais de perto os contornos desse trauma craniano poderiamos concluir tambem que o ferimento parece ter sido causado por uma forca da direccao de dentro para fora.

2- A parte lateral esquerda da cabeca de Leopoldino onde, de acordo com a descricao do Dr Islam sobre o suposto ponto de saida da bala, “exit wound”, deveriamos encontrar um ferimento de 160x140mm de diametro nao revela qualquer sinal de um trauma dessa dimensao.

Exposto isto, recorro agora a ajuda e um parecer honesto do carissimo Antonio Verissimo que ate foi militar e por isso deve saber um pouco mais sobre ferimentos de armas de calibre militar.

No entanto penso que e' do conhecimento geral que um ferimento no ponto de saida de uma bala (exit wound) e' sempre maior que o ferimento no ponto de entrada. Ao que parece esto e' um facto tambem conhecido pelo Dr Islam que descreve o “entry wound” com uma dimensao de 35x25mm em contraste com um “exit wound” com 160x140mm de dimensao.

Isto porque ao entrar no corpo a ponta da bala achata-se apos o impacto inicial e ao sair do corpo, se sair, causa um ferimento de maior dimensao no ponto de saida.

Sendo isto verdade podemos entao razoavelmente concluir que o ferimento na NUCA (osso ocipital) foi na verdade o ponto de saida da bala (consistente com a foto de referencia) e nao o ponto de entrada (entry wound) como o Dr Islam afirma ter sido o caso.
A confirmar-se, anularia automaticamente a conclusao do Dr Islam de que Leopoldino tera sido alvejado na nuca. Isto levantam tambem duvidas sobre a veracidade da existencia de marcas de “burning/blackening” nos ferimentos tipicamente causados por tiros a queima-roupa.

Claro que esta minha tese baseia-se num numero limitadissimo de evidencia e poderia ser completamente ultrapassada com o revelar de mais dados factuais relacionados aos acontecimentos que causaram a morte de Leopoldino e Reinado.

Se por outro lado estiver perto da verdade pergunta-se porque este 'erro' grave na identificacao dos ferimentos da bala que causou a morte de Leopoldino?

A confirmar-se o erro, foi ou nao intencional?
Que interesses externos a Timor poderiam estar por tras de tal conspiracao?

A quem interessa que se instaure a instabilidade no pais e quem tem o poder de exercer tal influencia no trabalho de um professional Australiano?

No possibilidade de as minhas observacoes estarem corretas ou levantarem um minimo de duvidas nas autoridades investigadoras que tem o beneficio do acesso a todas as evidencias materiais, seria conselhavel que os corpos dos dois falecidos fossem exumados e fossem sujeitos a analises forenses adicionais de professionais independentes ainda que so para confirmar o envolvimento do Dr Islam numa conspiracao para criar instabilidade em Timor.