Thursday 20 December 2007

Chefe das Forças Armadas apela aos militares

19-12-2007 19:56:00
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), general Valença Pinto, fez hoje apelo aos militares portugueses para que saibam vencer as dificuldades "com serenidade, discernimento e firmeza" no próximo ano.

Na sua mensagem de Natal aos militares portugueses, divulgada hoje através do "site" do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), Valença Pinto afirma que o próximo ano "não se antevê isento de dificuldades".

No entanto, o CEMGFA promete que as Forças Armadas procurarão enfrentar e vencer essas dificuldades, com serenidade, discernimento, firmeza e determinação, de forma a dar respostas oportunas e eficazes às missões e às tarefas" lhes forem atribuídas.

"As circunstâncias económicas que o País vive, e os seus efeitos nas Forças Armadas, aliados aos desafios e às exigências que o ambiente político, estratégico e tecnológico envolvente coloca a Portugal, impõem respostas prontas e qualificadas", alega o CEMGFA.

No entanto, Valença Pinto garante que os militares portugueses olham o futuro com "um sentimento de esperança" numa mensagem natalícia em que saúda todos os que estão destacados no Afeganistão, Kosovo e Líbano ou em missões na Bósnia, Iraque, Congo, Sudão e Timor-Leste "a favor da paz, da segurança e do bem-estar de povos em conflito".

O general Valença Pinto, até então Chefe do Estado-Maior do Exército, tomou posse a 05 de Dezembro de 2006, sucedendo ao almirante Mendes Cabeçadas.

No comments: