Thursday 6 September 2007

ONU prolonga missão em TImor por mais cinco anos


A missão das Nações Unidas em Timor-Leste vai ser prolongada por mais cinco anos. A ONU vai continuar a supervisionar as forças de segurança da nação

Ver A missão da ONU em Timor-Leste foi iniciada em Agosto do ano passado para ajudar a restabelecer a estabilidade e promover a união entre os timorenses, depois de uma onda de violência desencadeada por divisões nas forças de segurança do país.

Esta missão termina a 26 de Fevereiro de 2008. «Nessa data teremos de considerar o prolongamento da missão, dependenedo da evolução da situação», disse o comandante Atul Khare em conferência de imprensa.

«Pessoalmente, acredito que vão ser precisos mais quatro ou cinco anos até reestruturar a polícia nacional, reformar o sector da segurança e enraizar a democracia no país», afirmou.

O Presidente Ramos Horta pediu à ONU para ficar no país por mais quatro ou cinco anos. Khare afirmou que, apesar de tudo, a situação melhorou desde os episódios violentos do ano passado que mataram 37 pessoas e tiraram mais de 150 mil das suas casas.

Reuters/SOL

1 comment:

Anonymous said...

Toda a ajuda e' agradecida e bem necessaria.

Nao va a Fretilin de Maputo pensar que com uma saida da UN tenham mais campo para armar confusao.