Tuesday 18 September 2007

Departamento Estado EUA aconselha cidadãos a evitarem Timor

O Departamento de Estado dos EUA advertiu hoje os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste, aconselhando os que já se encontram no país a registarem-se de «imediato» na sua embaixada.


Num «Aviso de Viagem», o governo norte-americanos aconselha os cidadãos americanos em Timor-Leste a «avaliarem cuidadosamente a sua segurança», a «exercerem extrema cautela e a manter um alto nível de atenção à sua segurança quando efectuam deslocações em Díli», mantendo-se «alerta para a possibilidade de violência e evitando grandes aglomerações e manifestações onde distúrbios têm ocorrido».

O Departamento de Estado americano emite regularmente três tipos de documentos que servem de guia para cidadãos americanos no estrangeiro. O de menos gravidade é a «Nota Consular», seguida do «Anúncio Público» que contém avisos específicos «sobre os riscos à segurança para viajantes americanos».

No «Aviso de Viagem» o Departamento de Estado adverte os seus cidadãos a não se deslocarem a certos países ou zonas de certos países.

A nota relata vários casos de violência registados em Timor-Leste, acrescentando que apesar da situação de segurança ter melhorado com a chegada de tropas e polícias internacionais, na sequência do «colapso da ordem civil (...) permanecem as preocupações sobre a situação de segurança»

O «aviso de Viagem» refere que o governo da Austrália avisou também os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste, aconselhando os cidadãos americanos a lerem-no num portal da internet do governo australiano.

«Os cidadãos americanos em Timor-Leste devem registar-se de imediato com a embaixada dos Estados Unidos e a obterem todas as recentes mensagens enviadas à comunidade americana em Timor-Leste», afirma a nota.

No comments: