Wednesday 10 September 2008

Embrapa define projetos no Timor e avança na ajuda à CPLP

Brasília, 9 set (Lusa) - Uma missão da Empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa) chega nesta terça-feira a Dili para definir projetos que serão desenvolvidos no Timor Leste, com o objetivo de obter melhores resultados na cooperação com membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Esta é uma missão de identificação de projetos. Quando os países são muito pobres, há grandes dificuldades para definir as áreas em que podemos apoiar, devido à escassez de quadros", disse Elísio Continio, chefe da assessoria de Relações Internacionais da Embrapa.

No encontro serão discutidos os projetos prioritários para o desenvolvimento do país. "Timor Leste precisa de tudo, principalmente na área da agricultura. E nós temos o maior interesse em ajudar este país que fala português", afirmou Continio.

Continio admitiu que o processo de cooperação é mais lento quando se trata de países mais pobres.

"Com Angola temos avançado mais e estamos trabalhando para criar uma Embrapa lá, além de estarmos realizando experimentos para testar variedades com o objetivo de aumentar a produtividade angolana", explicou.

Há também uma proposta que será enviada ao governo de Angola para a criação de quatro centros de pesquisa para as seguintes culturas: milho e feijão; mandioca, batata doce e amendoim; caprinos e ovinos; gado de leite.

Outra linha de cooperação que poderá favorecer os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) será por intermédio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A Embrapa e a FAO pretendem definir projetos de melhoramento da tecnologia agropecuária para países da África e da América Central, principalmente na área de sementes de produtos tropicais, como milho, arroz e feijão.

A expectativa da FAO é de que a Embrapa desempenhe cada vez mais um papel relevante na cooperação internacional.

“Fizemos o nosso dever de casa, tornamo-nos o primeiro exportador de vários produtos e hoje podemos ajudar outros países", disse o chefe da assessoria de Relações Internacionais da Embrapa.

Na segunda-feira, o governo brasileiro divulgou que a colheita de grãos chegou a 143,8 milhões de toneladas neste ano, a maior da história do país, com um aumento de 9,2% em relação à safra anterior.

O anúncio ocorreu num momento em que os preços das matérias-primas atingiram picos máximos, ainda que nas últimas semanas o mercado esteja passando por um momento de estabilização dos preços, com a queda de alguns deles.

No comments: