Friday 20 July 2007

Voluntarios das Nações Unidas homenageados em Timor-Leste


O Presidente da República de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta felicitou os mais de 250 Voluntários das Nações Unidas (VNU) oriundos de 70 paises, a trabalharem com a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) e que ajudaram ao longo de todo o processo eleitoral em Abril, Maio e Junho deste ano.

Os VNU da UNMIT serviram como conselheiros eleitorais em Dili e nos distritos a trabalharem com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em logística, registo de votantes, edução votante e formação. Também trabalharam com a Comissão Nacional das Eleições (CNE) no seu papel de supervisionário. No Dia das Eleições, os VNU estavam no terreno em todo o País para ajudar a assegurar a tranquilidade do processo.

Numa ceremónia de atribuição que decorreu na Sede da UNMIT em Dili, a 18 de Julho, o Presidente Horta disse que papel desempenhado pelos VNU foi crucial ao sucesso das eleições presidenciais e parlamentares em Timor-Leste.

Reconheceu que os VNU trabalharam sem os mesmos benefícios materiais de outros colegas e disse "o vosso compromisso genuíno é um verdadeiro testemunho das ideias e ideais das Nações Unidas."

O Representante Especial para Timor-Leste, o Sr. Atul Khare agradeceu aos VNU pela dedicação, compromisso e devoção ."

Durante a ceremonia, os VNU foram atribuidos certificados de apreciacao pelo trabalho arduo. Uma atribuicao especial foi entregue ao Sr. Steven Wagenseil, Chefe da Secção Eleitoral da UNMIT, pela sua liderança ao longo de todo o processo..

A ceremónia de atribuição foi também assistida pelo Representante Especial Adjunto, o Sr. Finn Reske-Nielsen, o Presidente da CNE, o Sr. Faustino Cardoso Gomes, o Director do STAE, Sr. Tomas Cabral e outros oficiais da UNMIT.

A UNMIT foi mandatada através da Resolução 1704 do Conselho de Segurança entre outras coisas, para apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo das eleições presidencial e parlamentar de 2007, incluindo através de apoio técnico e logístico, conselhos das políticas eleitorais e verificação ou outros meios.

No comments: