Nas três ultimas semanas a media timorense parecia frenética com o caso do SMS do Ministro dos Negócios Estrangeiros Zacarias da Costa.
A pergunta constante era: Teria ele enviado esse SMS ou não? Por aquilo que leio, depreendo que “ Ele próprio diz que sim ! “ Algum sector da media local insiste em como ele “tenha negado ter enviado esse tão badalado SMS! ETC, etc, etc.... Mas quanto a mim, a questão não é essa! Se ! A questão é o facto de que o SMS foi escrito e enviado ao PM Xanana Gusmão, via sua assessora especial ( pessoal????)... e o mesmo foi posto na asta pública.
Para mim, o facto do Ministro Zacarias ter ameaçado demitir-se não é crime de maior. É comum em todos os governos de todo o mundo democrático, ministros ameaçarem demitir-se e depois continuarem no mesmo sítio. O maior crime de toda esta saga é a divulgação dos SMS enviados a outro membro do governo, pior ainda ao chefe do governo:
“ Correspondência interna entre o Primeiro Ministro e um seu Ministro Senior, quer seja através da sua assessora especia (Pessoal???) com um Secretário de Estado pelo meio, foi parar ás mãos dos media, e largamente divulgado.
Dúvidas surgem a todos os niveis, assim como também perguntas sobre se “Teria o Primeiro Ministro visto primeiro e depois dado instruções para divulgar publicamente?” Ou:
“Será que o Primeiro Ministro nem sequer viu o referido SMS e a tal Assessora especial ( pessoal????) passou ao SEC do Conselho de Ministros e este da sua auto-recreação dicide partilhar a tão “famosa” mensagem com a media, tornando-a num dos SMS mais mediáticos dos últimos tempos e que podeira ter causado a rutura do AMP, queda do governo e possivelmente caso ninguem quisesse formar um governo minoritário (não estou a ver o Mari Alkatiri governar apenas durante os dois anos que restam ) ,o Presidente Horta então seria forçado a dissolver o parlamento e consequentemente convocacar eleições anticipadas.
Eu sei que já se passaram mais de duas semanas sobre este incidente tão sem ética, mas continuo a perguntar : “O que foi feito aos que quebraram o sigilo profissional e divulgaram o tão famoso SMS?
Ora por aquilo que entendo, todo o membro do governo, todo assessor, todo o funcionário etc, etc, até mesmo o varredor das escadas, quando assina um contracto de trabalho, sabe que nele está incluido uma clausula em que se compromete a manter segredo profissional, em todas as circuntancias. Plena confidencialidade é a chave dessa clausula. E isso não foi cumprido! E mais ainda, os que quebraram esta clausula continuam impunes, melhor dizendo : “Na maior” !!!! Glorificados, amados e protegidos!
Mas também outra pergunta : “ Terá sido o chefe a mandar divulgar!”
E ainda mais:
Baseando-me naquilo que dizem, o Primeiro Ministro nunca atende um telefonema. O que me leva a perguntar:
“Como é que os seus ministros se comunicam com ele quando ele não está fisicamente à frente ? “
“Atraves dos/as assistentes do PM e pedem para passar a mensagem e ou SMSando ? “ Por favor , isto é urgente...diga ao PM que ...” ou então o PM para qualquer outro membro do governo “ oh fulana....isto é urgente , diz lá ao ministro ou secretario de estado tal .... que eu mando dizer que .....”
“ Será que as mensagem enviadas através secretárias ou assessores são transmitidas ao PM na integra? Sem serem deturpadas?
“ Será que ele proprio lê os SMS que lhe são dirigidos?”
E se me permitem mais uma pergunta “ Será que quando lhe passam as mensagens, estas são lhe entregues com a exactidão com que a receberam, sem a minima alteração?”
Estou mesmo confuso! Confuso mesmo!
Não admira tantos mal entendidos que por ai andam!
Mal entendidos ou não, é assim que se governa nesse país ....do sol nascente !
Saturday, 1 May 2010
Subscribe to:
Posts (Atom)