Tuesday 15 January 2008

Xanana recorda o mal que Suharto fez ao povo timorense


O general Suharto, que se encontra na iminência de morrer, vai ser recordado pelo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, como um homem que causou muitos males aos timorenses. Ainda assim, o homem que conduziu a resistência contra o ocupante indonésio não deixa de salientar alguns aspectos positivos de Suharto.




Para Xanana Gusmão, o general Suharto "foi um homem que teve o seu lado bom e mau. Teve os seus lados fracos, sobretudo por não respeitar os direitos humanos, governar em ditadura e promover a corrupção, mas foi também o promotor do desenvolvimento de um grande país, o que - tratando-se do quinto país mais populoso do mundo - não foi fácil".

Suharto, prossegue Xanana, “ficará também na história pelo mal que fez ao povo de Timor e ao Indonésio, mas a sua atitude não poderá deixar de ser contextualizada na época em que governou. Teve algum brilho, mas também grandes desaires, como os direitos humanos e a democracia."

O Primeiro-Ministro timorense aproveitou para recordar que recebeu felicitações do ex-Presidente da Indonésia quando venceu as eleições presidenciais, em 2002

No comments: